sábado, 12 de dezembro de 2009

"Amei você doce e calmo, simples e lento. Não pude amá-la com força e com raiva, com rapidez e com o atropelo que você
me amou. Não fui capaz da sua paixão, da sua renúncia, da sua dor, do seu desamparo. Não fui capaz da sua entrega, do seu
abandono, da sua incrível confiança, do seu salto no escuro. Nunca pude pular no escuro sem rede de segurança, como você,
que pula do alto das escadas, em todas as tinas d’água que lhe atraem. Eu preciso de engenheiros de segurança presentes,
paraquedas, rede, serragem, roupa especial, capacete, aprovação da Câmara dos Deputados, carta do meu congressista
apoiando, promessas que serão pagas com quilômetros de velas brancas, papéis assinados, firmas reconhecidas e uma porção
de “nada consta”. Preciso de segurança, de aplausos, de fatos. E você, que com sua absurda certeza só precisava de mim, e
me fez sentir pequeno e estranhamente só. Eu não pude amá-la assim. Mas eu amei você muito, muito, da forma que eu
soube, da forma que eu sei. Da forma que eu posso. Com vagar. Com alegria. Com sonho. Que pena que não era isso que você
queria. Ou precisava."




"...Estudaram-se, aprenderam-se, ouviram-se, souberam-se.
Ela nunca soube precisar o momento em que ele tomou sua vida, juntamente com todos os seus neurônios filosóficos. Ele, como não tinha neurônios dessa natureza, somente sabia que ela havia tomado uma forma matemática em sua existência. Ele era um conto mal estruturado, rascunhado para ser corrigido depois. Ela era o resultado incoerente de uma fórmula que ele se propôs a resolver. Para ele, ela podia mesmo somar alegrias em sua vida, subtrair suas forças de homem orgulhoso, dividir seus sofrimentos e multiplicar seu prazer. Para ela, ele era motivo de elaboração de um processo criativo, provavelmente um plágio mal feito de alguma crônica do Veríssimo, com tinturas sensíveis e doces, embora raras, de algum poema do Quintana. Mas ela, muito sã, queria mesmo era enlouquecer; e ele, em sua loucura numérica, precisava do seu bloco de notas." Fal Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário